Serviços  •  Associe-se  •  Fale Conosco
Home » Serviços » Biblioteca Cosme Ferreira Filho


BIBLIOTECA COSME FERREIRA FILHO


A Associação Comercial do Amazonas (ACA), órgão técnico consultivo dos governos federal estadual, estadual e municipal, cadastrada na Biblioteca Nacional e no IBGE, possui um acervo rico em temas Amazonianos, História, Economia, Direito, fotografias, entre outros, que estão na Biblioteca Cosme Ferreira Filho. Apesar da ACA ter sido criada em 1871, apenas em 1942 foi discutida a possibilidade de se instalar ali uma biblioteca.

O publicista Manuel Nunes Pereira coordenou a organização do acervo, e foram catalogados 1.774 volumes. Em 1944, a ACA adquiriu a coleção pessoal do químico Eugenio Aubert, constituída de obras de real valor sobre a borracha, industrialização, além de volumes sobre ciência, aumentando assim o patrimônio do espaço. Em 2014 já foram contabilizados mais de 9.000 títulos (entre periódicos e livros).

Estudantes de biblioteconomia da UFAM cumprem estágio em nossa Biblioteca que recebe estudantes de graduação, mestrado e doutorado, assim como pesquisadores estrangeiros e segundo Erilene Bezerra, bibliotecária da ACA há oito anos, o local é reconhecido no âmbito acadêmico, porém, é fora do país onde é mais valorizada. “A biblioteca é extremamente importante e tenho aprendido muito aqui e meu trabalho tem enriquecido, pois ela carrega a história do nosso estado. É apaixonante ver como nossa região é rica intelectualmente. A prova disso é o material que possuímos aqui. Não apenas a história do Amazonas, mas também da ACA”, ressaltou.

O PATRONO

Cosme Ferreira foi diretor da Associação Comercial do Amazonas e publicou o livro “Primeiro centenário da Associação Comercial do Amazonas (1871 – 1971)” que lançou em 18 de junho de 1971. Ocupou, ainda, a cadeira número um da Academia Amazonense de letras, que tem como patrono Péricles Moraes.Cosme Ferreira Filho faleceu em Manaus no dia 1º de outubro de 1976, aos 83 anos.

SERVIÇOS









Menu Title